Hoje eu amanheci realmente feliz e por uma razão absolutamente nobre: é aniversário de casamento dos meus pais, já são 39 anos que estas duas pessoas, fundamentais na minha vida, compartilham a vida em comum.
Eu poderia começar com os textos clichês sobre família, amor, pais, filhos e afins... mas eu páro e penso que para além do que eu consiga verbalizar, há algo que é intangível e esse algo se chama exemplo.
Na verdade, a minha família, apesar de ter características peculiares que as assemelha as famílias dos comerciais de margarina, está longe do tradicional.
O que eu aprendi com essas duas pessoas foi algo tão simples e tão difícil de viver, fazer, ser... mas que fazem a real diferença....
Aprendi que amor em nada tem haver com as paixões avassaladoras, que na verdade a gente ama a pessoa cheia de defeitos, que embora se reclame de uma característica ou outra, não se quer, nunca, estar longe de quem se ama... que não há uma idade para amar, namorar, se enamorar... isso é como o amor... adormece e se renova... que amar requer paciência, e que o amor da sua vida pode não agir exatamente como você espera e que vai ser necessário aprender a lidar com isso.
Aprendi que a vida pode ser leve, que viver bem é acumular mais que grana e status, viver bem requer leveza e jogo de cintura... requer generosidade, solidariedade... que a comida e a roupa devem ser sempre as melhores, que o carro deve ser confortável, a casa aconchegante... mas que pra tudo isso há que estudar e batalhar muito.
Aprendi que honestidade não preço, mas tem um valor inestimável, que sua consciência e reputação não podem se perder em nenhum momento, que todos os sonhos podem ser alcançados, mas que o caminho pra isso tem que ser SEMPRE o correto.
Aprendi que criar os filhos é um ato que exige amor e devoção, que não há dinheiro que forme uma pessoa, que isso precisa de uma base, uma base sólida e cheia de amor e que esse amor precisa ser incondicional. Que o filho não é só pra vc e que não vai fazer tudo como vc espera e que será necessário amá-lo ainda mais por isso
Aprendi que pais e filhos podem ser amigos, até devem e que não importa se você, de repente, demorou pra entender isso... que vc deve praticar essa amizade assim que vc descobrir o quão ela é necessária na sua vida.
Aprendi a dizer eu te amo, como se eu te amo fosse uma frase banal. Amar é isso, é simples, é diário, é cotidiano.
Aprendi que se deve pedir a benção, nunca mentir, e sempre pensar nos seus atos. Mas, ainda mais que isso, sempre se deve respeitar o outro e nunca, nunca mesmo, pensar ou falar algo de negativo em relação a quem quer que seja. Independente do que tenha acontecido... é a vida que resolve como aplicar as suas peças e não o que sentimos a respeito dos outros que define o que acontecerá a quem quer que seja....
Aprendi que família é, no fundo e ao final de qualquer situação, o que vai te sustentar quando toda a base cair.
Aprendi que preciso confiar em Deus.
Aprendi tanto... mas a minha felicidade maior é poder ter essas duas pessoas, sempre, pra poder continuar aprendendo, sempre mais.
Um feliz dia aos meus pais!!!
E que Deus nos conceda a benção de vivermos, ainda, mais dias na presença um do outro.
0 comentários:
Postar um comentário